• Reforma e ampliação das áreas de Esporte e Lazer de Crixás.

03/07/2017 às 11:18 - Esporte

A Secretaria de Esportes e Lazer tem como missão ampliar as práticas corporais que lhe são inerentes, de modo a que a população tenha a oportunidade de conhecê-las e vivenciá-las, conforme o propósito a que as mesmas se destinam. Numa visão mais ampla sobre o assunto, o que se pretende na atual gestão, é inserir, na sociedade crixaense, diversas atividades lúdicas e ou cooperativas/competitivas, de forma a proporcionar bem-estar e qualidade de vida individual e coletiva, ora resgatando práticas simples, entretanto ricas do ponto de vista lúdico, como um festival de pipa envolvendo avós, pais e filhos (valorização da relação de proximidade entre membros da família e a comunidade), ora da inserção de práticas desconhecidas neste meio social e de fácil alcance, como o badminton ou o dodgeball, sem que, evidentemente, deixemos de prestar apoio a esportes mais cultuados como o futebol e o futsal. Advém da dinâmica social em sua complexidade, a necessidade de que se atinja também os cidadãos pertencentes à terceira idade e portadores de necessidades especiais, com jogos como boccia, tal como prestar a devida atenção aos jovens praticantes de skate (desmitificação do lazer/esporte e inclusão social) e praticantes do ciclismo. Este eco terá o alcance desejado (cidade, distrito, zona rural e assentamentos) pois haverá um esforço nunca antes visto das partes interessadas, e muitos destes frutos só serão colhidos a médio prazo, e esta gestão já terá passado. Em síntese, este trabalho teve um momento de avaliação diagnóstica, passa agora por um período de transição do planejamento para as ações estruturais, para que de seguida, progressivamente sejam introduzidos programas e eventos. As condições atuais contrastam com os anseios, mas acreditamos na possibilidade de podermos "ser parte da mudança". Algumas intervenções já se fazem presentes, como a melhoria das condições do ginásio poliesportivo (que se encontrava em condições precárias), a revitalização dos seus espaços circundantes com a criação de um campo/quadra para a prática de várias modalidades esportivas, como o voleibol, o frescobol, o dodgebol ou o futevôlei. A iniciativa provém da Secretaria de Esportes e Lazer em conjunto com o apoio doutros segmentos, não menos importantes, como a Infraestrutura, Juventude, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social e Administração.

Prefeitura Municipal de Crixás - Juntos para Crescer!